sexta-feira, 9 de julho de 2010


Teatro Garrett






Segundo Balcão "o piolho"








Teatro Garrett é um teatro localizado na cidade da Póvoa de Varzim, em Portugal. Localiza-se junto ao Largo David Alves no número 13 na que é hoje denominada rua José Malgueira, antiga rua da Senra. Foi o primeiro teatro construído de raiz da Póvoa de Varzim, surgiu em 1873 e foi o que teve maior impacto social e longevidade. O edifício actual data de 1890. Em meados do século XX, com a popularidade dos cinemas, passou a designar-se Cine-Teatro Garrett, se bem que tenha sido sempre conhecido apenas como Garrett.


O Cine-Teatro Garrett é, sem dúvida, uma sala de espectáculos que faz parte da memória de várias gerações, que neste espaço cultural assistiram a cinema, teatro e concertos.
A história do Garrett não difere muito da de tantas outras salas de espectáculo do país - palco de teatro e cinema desde 1890, lugar de encantamento para tanta gente que, em muitos casos, ali assistiu, pela primeira vez, a um filme ou uma peça, chegou ao início do século XXI em avançado estado de degradação e já sem a glória de outros tempos. 
Para o recuperar devidamente, havia vários projectos e a Câmara teve que comprar o edifício para garantir que este não fosse servir para outros fins como bem privado. Mas faltou o indispensável apoio financeiro, que seria concedido ao abrigo do programa de Adaptação e Instalação de Recintos Culturais. A primeira candidatura a este programa data de 1997, mas não viria a ser aprovada, transitando para o ano seguinte. Uma alteração legislativa, em 1998, viria a invalidar de novo a candidatura, mas, entretanto, para garantir o futuro do Garrett, a Câmara decidiu comprá-lo, investindo mais de 170 mil contos.



Sem comentários:

Enviar um comentário