domingo, 29 de agosto de 2010


Amorim





Amorim é uma freguesia portuguesa do concelho da Póvoa de Varzim, com 5,65 km² de área e 2 856 habitantes (2001). Densidade: 505,5 hab/km².

Amorim deriva do Latim, e significa local de namoro/namorados. Os sobrenomes/apelidos portugueses "Amorim" e "Morim" têm origem nesta freguesia antiga, e estão entre os nomes mais comuns na cidade, mas em especial nesta freguesia.

Amorim é popular na Póvoa de Varzim devido ao seu pão, caracteristicamente consumido a altas temperaturas, logo após ser cozinhado - a Broa de Amorim.







Igreja Paroquial de Amorim

Igreja Paroquial de São Tiago de Amorim - Igreja mandada erguer por uma família emigrada no Brasil, concluída em 1921. 
Tem 3 naves e 2 sacristias, mostrando traços arquitectónicos de uma primitiva igreja românica desaparecida a quando desta construções. Da primitiva Igreja restou um capitel românico , em exposição no museu Soares dos Reis, no Porto, que exibe nas três faces livres do seu tambor um episódio da “ Chanson de Roland “, na batalha de Roncesvales, na qual Roland com a sua espada “ Durandal “ ataca e prende o rei mouro Chernuble. A actual igreja, inaugurada em 1922, é um monumental edifício ao gosto românico, eclético e revivalista da primeira metade do séc XX, construído graças ao empenho de uma família de emigrantes portugueses no Brasil, chamados “ Os Bonitos de Amorim”.

Em 1922, foi inaugurada a nova igreja paroquial, projectada pelo arquitecto Arnaldo Redondo Adães Bermudes, um monumental edifício de avultadas proporções e traça arquitectónica ao gosto romântico, eclético e revivalista da primeira metade do século, construído à custa de uma família de ricos brasileiros “Os Bonitos de Amorim”. Descendentes de emigrantes portugueses no Brasil, desde o início do século XIX, os Bonitos de Amorim rapidamente se tornaram notáveis face à riqueza conseguida através da cultura e comercialização da cana de açúcar. Todavia, não foi só a riqueza que notabilizou esta família. Foi, acima de tudo, a sua benemerência. A esta família se deve a construção da nova Igreja Paroquial, ou igreja nova como é popularmente conhecida.










Amorim tem oferta educativa para todos os níveis de ensino até ao secundário, apesar da sua proximidade com a área urbana. O Centro Social Bonitos de Amorim possuiu um jardim de Infância e na freguesia está instalada a Escola Básica do 1.º Ciclo de Cadilhe. O Colégio de Amorim é a entidade privada que faculta o ensino privado, na freguesia, de 2.º e 3.º ciclos para além de ensino secundário. Nas proximidades, em Beiriz, está instalada a escola pública de 2.º e 3.º ciclo.

A Casa da Igreja Matriz é uma casa antiga recuperada, junto à mais antiga igreja de Amorim, que é utilizada como extensão da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, parte da rede concelhia de leitura pública da Póvoa de Varzim. A casa possui uma área de leitura de jornais e revistas, dois postos de acesso à Internet e áreas infanto-juvenis.


Sem comentários:

Enviar um comentário