quinta-feira, 9 de setembro de 2010


Terroso










Ruínas da Cividade de Terroso no seu aspecto actual. A sua queda foi romanceada no livro «Uma Deusa na Bruma», de João Aguiar.








Grupo de trabalhadores que fizeram as escavações em 1906 na Cividade.




Planta da Cividade no decurso das escavações de 1906, feita pelo arquitecto Arthur Cruz da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.


Terroso é uma freguesia portuguesa do concelho da Póvoa de Varzim, com 4,63 km² de área e 2 472 habitantes (2001). Densidade: 533,9 hab/km².

A sua área foi habitada desde épocas pré-históricas, como o evidenciam os topónimos Leira da Anta (entre Terroso e Amorim) e Cortinha da Fonte da Mama ou o Castelo de Paranho, de origem medieval, mas de que apenas chegaram à actualidade escassas ruínas.

Conserva-se inviolada a Mamoa de Sejães. Na acrópole do monte da freguesia, persiste ainda a Cividade de Terroso.

Foram naturais de Terroso os Monsenhores Lopes da Cruz, fundador da Rádio Renascença, e Manuel Vilar e o Cónego escritor Molho de Fraia.


Terroso situa-se a cerca de 5 Km a nordeste da cidade da Póvoa de Varzim, tendo como limites as freguesias de Rates a noroeste, Laúndos a norte, Estela a noroeste, Navais a oeste, Amorim a sudoeste, Beiriz a sul e Rio Mau (já no concelho de Vila do Conde) a este.

Freguesia localizada em zona de transição, distinguem-se duas regiões em Terroso, o Monte da Cividade e a Planície Litoral, que por vezes, é ali denominada Planície de São Lourenço. Notam-se as zonas arborizadas, com flora autoctone no Monte da Cividade, e um grande cordão de bouças no Alto das Póvoas, que sofreu uma significativa desflorestação com os fogos florestais de 2006 com a pressão da actividade agrícola, tendo estas áreas desde aí substituídas por campos agrícolas e até mesmo estufas. Em 2007, a Câmara Municipal procedeu à reflorestação de 3300 m2 no Lugar do Carregal com meio-milhar de pinheiros-mansos.

Os lugares de Terroso são Boavista, Carregal, Certainha, Ordem, Paranho, Passô, Pé do Monte, Póvoas, Santo António, São Lourenço, São Pedro, São Salvador, Sandim, Sejães e Vilar.


Sem comentários:

Enviar um comentário