quarta-feira, 17 de novembro de 2010


































O edifício da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em Portugal é um edifício setecentista localizado na Praça do Almada, no centro da cidade da Póvoa de Varzim.

O projeto de 1790-1791 é da autoria do Engenheiro francês Reinaldo Oudinot. Oudinot trabalhou no Porto, cidade para onde foi chamado pelo corregedor Francisco de Almada e Mendonça, que lhe entregou também esta obra. Os então novos paços vieram substituir os antigos paços do concelhos de dimensão reduzida, insuficientes para as diversas repartições municipais e outras funções que a antiga casa da Câmara tinha, tendo em conta o considerável aumento da população.

Os novos paços, cujas funções políticas iniciaram-se em 1807, foi construído para servir de sede do poder municipal e como aposentadoria para os Corregedores da Comarca. Segundo descrição de 1868, funcionavam nos novos paços as repartições da câmara municipal, a administração do concelho e da fazenda, a recebedoria do concelho, as audiências e uma vasta sala de ensino primário para o sexo masculino, cujo espaço era também usado como teatro a que acorriam as principais famílias da urbe.



Sem comentários:

Enviar um comentário