domingo, 23 de janeiro de 2011











O Farol de Regufe ou Farol de São Brás localiza-se na Póvoa de Varzim em Portugal.

Sabe-se que a sua construção data de 1885-1886, mas não é conhecida a sua origem nem a autoria do projecto. Foi inaugurado, anos depois, em 24 de Março de 1892. É um dos faróis representantes da arte do ferro no Norte do país. A sua torre cilíndrica, pintada a vermelho, ergue-se a vinte e dois metros de altura, apoiada em três escoras de ferro. O desenho do farol é único, mas existem dois tripódes de ferro na Argentina no Cabo San Antonio e Punta Médanos.

O Farol do Regufe servia, com o Farol da Lapa, o enfiamento do varadouro da enseada da Póvoa de Varzim. Em 1917 foi construída uma moradia junto ao farol, onde, em 1929, nasceria o historiador de arte portuguesa Flávio Gonçalves, filho do encarregado do farol.

O farol foi restaurado em 1995. Em Dezembro de 2001 foi desactivado conforme o Aviso aos Navegantes nº 25 de 7 de Dezembro de 2001. Tinha-se tornado no símbolo do Bairro de Regufe nas Rusgas de São Pedro, festas da cidade, assim a população opôs-se a uma intenção superior para o transferir para outro local, por ali já não ser necessário.



3 comentários:

Ana Maria Gomes disse...

Esta site está muito bem concebido! Parabéns.

José Rui Caldas Pinto disse...

Obrigado Ana.

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Pois fiquei a saber que Flávio Gonçalves era filho do encarregado deste farol.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Enviar um comentário