sábado, 5 de fevereiro de 2011


C. I. C. T. M. Quintas & Quintas, S. A. R. L.







Francisco Alves Quintas nasceu na Póvoa de Varzim em 2 de Março de 1899 e faleceu nesta mesma cidade em 27 de Janeiro de 1980.

Quintas & Quintas”, sem dúvida e de longe a maior organização industrial da nossa terra, foi fundada em 1925 por Francisco Alves Quintas, então um simples e modesto cordoeiro com roda manual, na antiga rua do Carvalhido (hoje Elias Graça); instalou a primeira máquina em 1927 e neste lugar da Rua Gomes de Amorim começou a mecanizar a sua indústria em 1937, num ritmo de desenvolvimento ascendente e progressivo de tal ordem que hoje é uma potência industrial que orgulha a Póvoa.

Foi Francisco Quintas um industrial muito activo, empreendedor e dinâmico, criador e distribuidor de riqueza e de prosperidade em todos os seus colaboradores e operários, constituindo a sua longa vida exclusivamente dedicada ao trabalho, um salutar exemplo a ser seguido e imitado. Empresário e generoso, o seu bem-fazer estendeu-se a todos os seus auxiliares e subordinados, assim como a todas as instituições da nossa terra – tanto às desportivas como, sobretudo, às de beneficência, caridade e filantropia, na direcção de algumas das quais deixou assinalada a sua passagem, incluindo também a Vereação Municipal e a Santa Casa da Misericórdia.

De assinalar, ainda, a sua generosidade para com as obras da Igreja – tanto espirituais como corporais – salientando-se, entre outras, a sua importante ajuda na conclusão da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Por proposta do Ministério da Economia, foi Francisco Alves Quintas agraciado pelo chefe do Estado Contra-Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, em 1967, com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (classe Mérito Industrial), insígnias que lhe foram impostas pelo então Ministro das Corporações Prof. Dr. Gonçalves de Proença, na sessão solene da inauguração das instalações do Bairro Social «Quintas & Quintas», de Barreiros, no dia 15 de Dezembro de 1967.



Sem comentários:

Enviar um comentário