quinta-feira, 29 de março de 2012






A Beneficente – Póvoa de Varzim, fundada em 1 de Janeiro de 1906, é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que tem contemplado, na actividade assistencial, o apoio aos mais carenciados e, na vertente educacional, actividades e serviços para crianças e jovens, cumprindo os ideais dos fundadores.

A criação desta instituição teve origem num grupo poveiro denominado COMPANHEIROS DO BEM, que desenvolvia um trabalho social em prol dos “pobres e necessitados”, com intervenção ao nível alimentar e hospitalar.

A Direcção provisória de então foi entregue ao Padre Afonso dos Santos Soares e a Laurindo Marques Oliveira.

Os primeiros estatutos foram aprovados pelo Governo Civil do Porto em 1 de Agosto de 1906, com a denominação de Associação de Caridade.

Desde então, esta Associação tem vindo a desenvolver e implementar respostas sociais para a população poveira, no sentido de se diluírem os problemas sociais que emergem na comunidade, especialmente na classe piscatória.

Enquanto não teve um edifício sede, a Associação desenvolveu actividades num edifício situado na Rua Conselheiro Abel Andrade, nesta cidade da Póvoa de Varzim (em frente à Escola dos Sininhos), passando depois para a Rua do Visconde, edifício que foi residência paroquial.

A Direcção eleita em 1944, presidida pelo Pároco da Matriz, Reverendo Padre António Cândido Pires Quesado, teve como colaboradores o Tenente Luís Novais Rodrigues, Manuel Afonso Esteves, Alberto Brandão Campos Matos, Manuel Gomes Moreira Amorim, Modesto Rodrigues Maio e José Santos Ribeiro, que levaram por diante a construção do edifício sede na Rua Fernando Barbosa, o qual foi inaugurado no ano de 1953 pelo Vice-Governador Civil do Porto e benzido pelo Arcebispo Primaz de Braga.

Um dos momentos áureos desta Associação de Caridade aconteceu na década de 1950, com a inauguração do Edifício Sede, que passou a servir, no refeitório conhecido por “Sopa dos Pobres”, cerca de quatrocentas refeições diárias gratuitas.

Em Outubro de 1970, foi inaugurado o Jardim-escola Santo António, instalado num edifício alugado na Rua da Conceição n.º 11, na Póvoa de Varzim, com a valência de Pré-Primário, destinada a 75 crianças carenciadas do concelho, com idades compreendidas entre os três e os seis anos.

No decorrer do ano de 1975, o Edifício Sede da Associação teve uma ocupação forçada, fruto de uma imposição das autoridades civis de então, que veio a paralisar A Beneficente na prestação de serviços na área social.

O falecimento do Monsenhor António Cândido Pires Quesado em 1982 deixou a Associação sem Direcção, problema que se arrastou até à eleição dos Corpos Sociais para o triénio de 1983–1985. A Direcção eleita nesse ano, presidida por António Aguiar Quintas, tinha como membros efectivos o Reverendo Padre Dr. António Torres, José Ângelo Lima, Alfredo Aranda Monteiro e o Dr. Valdimiro Layete Maia.

Na Assembleia-Geral Extraordinária de 27 de Outubro de 1984 foram aprovados os novos Estatutos, passando a denominar-se Associação de Solidariedade Social.

A partir da década de 1980, a Associação entrou numa nova fase da sua actividade assistencial, aumentando os serviços que prestava à comunidade poveira.

No que diz respeito ao funcionamento e gestão, esta Associação encontra-se dividida em três áreas: a social, a educativa e de apoio à família e a administrativa. É pela conjugação destas áreas que se tenta diariamente fazer cumprir os objectivos estatutários da Associação.

A área educacional teve um crescimento significativo, com a inauguração, em 1989, do Edifício Monsenhor Pires Quesado, na Rua de José Régio, na Póvoa de Varzim, onde funcionam as valências de Creche, Jardim-de-infância e ATL – Actividades de Tempos Livres.

Em 1991, depois de efectuada a remodelação e ampliação do Edifício Sede, foi criada a valência de ATL SEDE, reconvertendo um serviço social já existente que se encontrava a ser prestado, a valência de Refeitório, sendo um apoio para algumas crianças recolhidas “na rua”, onde passavam os dias e muitas vezes as noites, devido à situação de pobreza do agregado familiar. Actualmente, recebe crianças de todas as condições sociais.

A Direcção de então, reconhecendo as carências da valência de Creche, decidiu construir um edifício na Rua 1.º de Maio, o qual foi inaugurado no ano de 1998, com a designação de Creche Nossa Senhora da Conceição, com capacidade para acolher quarenta crianças.

Debatendo-se com dificuldades de falta de espaço para acolher as crianças em lista de espera, a Direcção levou por diante a construção de um edifício destinado a aumentar a capacidade de acolhimento de crianças, que recebeu o nome de Creche Santo António.

Para corresponder ao crescimento da população poveira e respondendo às carências dos serviços, a Direcção está a estudar a construção de um novo edifício na zona da Mariadeira, na cidade da Póvoa de Varzim, o qual terá capacidade para acolher as diversas valências das áreas educacional e social.

A área social, razão principal da fundação desta Associação de Caridade, tem quatro valências em funcionamento no edifício Sede: Refeitório, Centro de Dia, Balneário e Apoio Domiciliário. Presta serviço diário, mitigando a fome e atenuando o sofrimento de pessoas muito carenciadas, independentemente da condição social de cada uma.

A Beneficente tem uma obra social muito alargada, para que as famílias tenham condições para trabalhar e, assim, contribuírem para o bem-estar pessoal e o desenvolvimento do país. A Associação dispõe de cinco edifícios na cidade da Póvoa de Varzim, onde desenvolve a actividade assistencial.

Neste momento, o quadro de pessoal é composto por 130 trabalhadores, dos quais 33 técnicos e 97 de serviços administrativos e de apoio. O movimento médio diário é de cerca de 650 utentes, o que já representa um número significativo de apoios e serviços prestados à comunidade poveira.


1 comentário:

mfc disse...

Uma associação humanitária que tem atrás de si obra feita!

Enviar um comentário