domingo, 18 de março de 2012


A camisola Poveira








A camisola poveira é o traje de romaria e festas, mas que começou por ser usada pelos pescadores para os proteger do frio. Estas camisolas têm motivos marinhos, o brasão da Póvoa de Varzim, de Portugal, e siglas poveiras.

As cores utilizadas são o branco, o vermelho e o preto. Com a grande tragédia marítima de 27 de Fevereiro de 1892, o luto decretou a sentença de morte deste traje branco, assim como de outros trajes garridos.

A camisola sobreviveu, ainda, pela primeira metade do século XX, mantendo-se como peça de luxo. A recuperação do original traje branco deveu-se a Santos Graça que, ao fundar o Grupo Folclórico Poveiro, em 1936, o ressuscitou e divulgou.

A camisola teve o seu auge de produção nos anos 50, 60 e 70 do século passado, mas entrou em declínio nas décadas seguintes. No período de maior produção, houve exportação para países de todo o mundo.

Actualmente tem havido um esforço da autarquia e de alguns privados para manter na moda a tradicional camisola. Nuno Gama apresentou camisolas poveiras em desfiles em Milão, Barcelona e Nova Iorque, havendo outros estilistas interessados no rejuvenescimento deste artesanato.


1 comentário:

mfc disse...

É mais um símbolo lindo da nossa Póvoa!

Enviar um comentário